Alguns estudos elaborados pela SEDHAB, hoje SEGETH, preveem para a região áreas habitacionais não muito adensadas e um novo núcleo de desenvolvimento urbano e socioeconômico, autossuficiente, com atrativos de empregos e de renda para uma nova região com diversificação de usos, integrando atividades empresariais, comerciais, educacionais e de lazer, que foi planejada com princípios de sustentabilidade e ocupação ordenada.
É uma região de propriedades predominantemente privadas com grande potencial de desenvolvimento e extremo interesse de vários incorporadores, cuja infraestrutura urbana deverá ser implantada através de parceria entre governo e empresários, caracterizando um novo vetor de expansão imobiliária na região Centro-Oeste.
Atualmente, encontram-se em tramitação vários processos solicitando parcelamento do solo de glebas situadas nessa mancha urbana. Torna-se, então, oportuno o estabelecimento de regramento para a ocupação da região com implantação de empreendimentos imobiliários.
Trata-se do novo eixo de desenvolvimento urbano de Brasília em um núcleo 100% planejado e autossuficiente com preservação de áreas verdes, e futuras instalações de hospitais, escolas, universidades, centro empresarial, shoppings, serviços e demais equipamentos urbanos que asseguram conforto, segurança e lazer com qualidade de vida para as famílias de médio e alto padrão, e com grande potencial de valorização.
Essa região possui no momento unidades imobiliárias como excelentes investimentos, com valores em torno de 50% abaixo dos valores aplicados em regiões já consolidadas no Distrito Federal.
Os empreendimentos já lançados na região e seus valores praticados são referências de preço de imóveis por m², com análise de valores compatíveis com as ofertas de imóveis disponíveis nos portais de anúncios mais utilizados no Distrito Federal.
Como exemplo, destacamos três empreendimentos com características e padrões de acabamento semelhantes ao produto sugerido nessa análise. Esses empreendimentos oferecem avançados conceitos urbanísticos, com estrutura de segurança e lazer, que privilegiam a integração com a natureza e proporcionam maior proteção ao meio ambiente:
RESIDENCIAL ALPHAVILLE
Este condomínio vertical construído em duas torres está localizado dentro do complexo de loteamento Alphaville Brasília., que já possui várias casas construídas. Construído em parceria com a Via Engenharia, esse empreendimento oferece apartamentos de 02 e 03 dormitórios, com áreas entre 70,00 e 90,00 m².
RESIDENCIAL RESERVA BY SANTA MÔNICA
Lançado em torno de 10 anos pela JCGontijo Engenharia, o Residencial Santa Monica, oferece lotes e residências unifamiliares, com unidades de casas e lotes disponíveis, com padrão médio/alto, tendo valores diferenciados dependendo do padrão de acabamento e sofisticação dos imóveis.
BOULEVARD RESIDENCE
Lançado pela Brasal Incorporações em 2015, disponibiliza lotes para construções de casas. Encontra-se em fase de implantação da infraestrutura urbana. Os lotes possuem em média 400 m².